2005 um ano de grandes mudanças, saída do emprego após 7 exaustivos e desgastantes anos, conheci meus 2 melhores amigos... li com prazer e tempo como a muito tempo não acontecia. Foram 41 livros, uma média de mais de 3 livros ao mês.
Foram muitos livros ótimos, e alguns que me tocaram de uma maneira diferenciada, o que torna impossível escolher apenas 1 como melhor do ano, então, acabei selecionando 3, mas talvez tenha até sido injusta com outros.
Crime e Castigo: nunca pensei que um livro onde se conhece o assassino desde o ínicio fosse me prender tanto. O livro é enorme, mas a estória é tão envolvente que não se percebe esse detalhe. é um livro difícil de explicar, é livro pra ser lido e sentido, cada um à sua forma.
Proezas do Menino Jesus: encantador, o li em um momento difícil em minha vida, e foi como realmente esquecer tudo de ruim que o mundo e as pessoas fazem e descobrir como o mundo poderia ser bem melhor através do jeito simples de um menino puro e sensível.
Tal dia é o Batizado: a história de Tiradentes contata de maneira romanceada, desde sua infancia até se tornar mártim. O que mais me atraiu neste livro foi a descrição de fatos e lugares de onde nasci, São João del rei. Foi como ver o pequeno Joaquim da Silva Xavier indo ao colégio perto da igreja de São Francisco, passando por lugares que hoje, fazem parte do meu cotidiano.
Já o pior livro foi sem dúvida Os Parasitas, um livro que se não foi o pior que já li na vida, está no topo da lista. Uma história massante de uma família francesa composta de pessoas amargas e insatisfeitas, o livro foi incapaz de prender minha atenção por toda a leitura, só não abandonei porque detesto ficar com a sensação de não saber se realmente era um caso perdido. São quase 400 páginas onde não acontece nada, poderia ser escrito em 50 páginas e ainda assim seria pouco interessante.Ainda não encontrei alguém que desse mais de 1 estrela ao classificá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário