23 de janeiro de 2019

Real e imaginário navegam juntos.


Em o Pesadelo do Príncipe o autor nos apresenta uma hipótese sombria do que pode ter sido a causa do naufrágio do transatlântico espanhol Príncipe de Astúrias. O naufrágio, um fato real ocorrido poucos anos após o naufrágio do Titanic, ocorreu na costa brasileira, mas diferentemente do famoso transatlântico, suas causas ainda hoje são um grande mistério. O autor soube usar o fato das investigações terem sido inconclusivas e criou um enredo envolvente, onde a personagem principal não é, nem o naufrágio e tão pouco os passageiros, e sim, a causa do naufrágio. Em um misto de realidade e imaginação, somos levados a percorrer os cantos mais sombrios da embarcação e nos depararmos com um ser maligno capaz de destruir não só um navio, mas todo um continente se chegar a seu destino. Achei interessante o meio utilizado pelo autor como “passagem” do mal, uma peça que estava a bordo do verdadeiro Príncipe de Astúrias e que, na vida real, foi envolta em mistérios e tragédias desde o início de sua concepção. Enfim, mais um autor nacional que se mostra competente ao criar uma história ambientada em nosso próprio país e com referencias históricas que despertam nossa curiosidade durante toda a leitura e mesmo após o livro terminado.

4 comentários:

  1. Fico muito feliz que tenha gostado do livro e agradeço muito o apoio. Grande abraço e bons ventos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a oportunidade de navegar nesse transatlântico tão cheio de mistérios.

      Excluir
  2. Eu adorei esse livro!!!
    Desde que li a sinopse me interessei pela história, pois havia visto uma reportagem sobre o centenário do naufrágio do navio Príncipe de Astúrias.
    Quando comecei a ler, não consegui mais parar! O tempo todo fiquei tentando descobrir junto com os protagonistas qual era o mistério que envolvia o navio e a tripulação!
    Por vezes fiquei me imaginando dentro do navio passando por todas as situações com os personagens.
    Realmente história e ficção se misturam de uma forma tão natural que é impossível saber o que é verídico e o que é ficção. E o final me deixou ainda mais perplexa.
    É como assistir o filme Titanic com uma história de terror.
    Parabéns pela resenha!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Raquel, sem dúvida o autor foi capaz de nos transportar para dentro do navio e nos fazer devorar as páginas para descobrir os mistérios desse naufrágio.

    ResponderExcluir