20 de julho de 2011

A Divina Comédia

Não tenho intensão de discutir um clássico consagrado ou entrar em méritos literários, pretendo apenas expor aqui as sensações e impressões que a leitura me trouxe. Assim como em certa época sentimos a necessidade de avaliarmos o que fizemos de nossas vidas desde que tomamos consciência de que temos caminhos a escolher, Dante atráves de sua narrativa, dá ao personagem a oportunidade de rever sua vida antes que seus atos determinem sua eternidade. Guiado pelo poeta Virgílio, Dante caminha pelo inferno e narra com tamanho apuro e detalhes os sofrimentos daqueles que lá estão, que cheguei a me sentir angustiada não só durante a leitura, mas pelo tempo (dias) em que ela durou. Depois da intensidade do inferno, chegar ao purgatório me fez sentir "quase" que no céu pois a "esperança" é de novo motor que trás alívio à caminhada. Ao chegar ao céu, Dante recebe como guia, Elizabeth, seu grande amor e tem a oportunidade de se ver diante da maior vitória que o ser humano pode almejar. Na verdade achei o céu um tanto burocrático, muito divididinho, como se os bons não tivessem sidos bons o suficiente e fiquei com a sensação de que mesmo estando no céu, Deus ainda era alguém muito distante. Claro que tudo não passa da fantástica imaginação criativa de Dante, mas com certeza é uma leitura que incomoda tantos aos mais crentes quanto aos céticos. Muito do livro tem um apelo político pois Dante dá nomes a pessoas reais e as descreve hora castigadas no inferno, hora em busca da salvação ainda distante mais possível e bem poucos no céu. Como a linguagem é bem complexa e cheia de fatos que exigem notas de rodapé para que haja entendimento, a leitura é lenta e mesmo cansativa, mas vale a pena a experiência de conhecer uma obra que vem inspirando artistas há mais de 700 anos.

2 comentários:

  1. Amiga mais uma ótima resenha, sempre tive curiosidade de ler esse livro mas ainda não tive a oportunidade e agora com suas impresões puder entender melhor do que se trata =) obrigada por mais essa dica =)
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili, obrigada pela visita e que bom que pude esclarecer um pouco sobre essa obra tão comentada. Se tiver oportunidade leia sim, mas escolha uma época bem tranquila pois é uma leitura que te exigirá paciência e tranquilidade para aproveitá-la.

    ResponderExcluir