23 de julho de 2011

Três ótimas dicas para crianças

Depois de ler um livro tão tenso quanto A Divina Comédia e por estar aproveitando bastante os eventos do 24º Inverno Cultural da UFSJ, decidi não me envolver com leituras que tomassem muito do meu tempo ou que exigisse muito de mim. Mas como não consigo ficar sem ler, resolvi me entregar a livros infantis que andei adquirindo em sebos e ainda estavam à espera de serem lidos. Por isso resolvi postar aqui três ótimas dicas de leitura para crianças. 

O espírito do Sol
O livro narra uma aventura em pleno sertão do Brasil. Ao completar 15 anos, Bueninho decide partir de São Paulo para o sertão de Góiais em busca do pai que não dá notícias a 1 ano. Em seu caminho, encontra bons amigos que decidem ajudá-lo nessa difícil missão. Adoro a maneira como Ofélia Fontes (neste sem a parceria de Nalbal) fala sobre a vida do povo brasileiro que desbravaram os sertões do Brasil em busca de riquezas. Uma aventura que além de divertir as crianças, também ensina.

O mistério da fábrica de livros
Através de Laurinha e com um jeito bem espontâneo e simples, Pedro Bandeira revela todos os passos para a produção de um livro, desde o corte do eucalipto para a fabricação do papel até o livro pronto para distribuição. Bem, para mim não foi nenhuma grande descoberta pois conheço bem todos os processos gráficos e talvez por isso mesmo o livro tenha me encantado tanto. Foi como se eu também fizesse parte da aventura de Laurinha e pudesse sentir a admiração dela por um trabalho desconhecido da maioria das pessoas. Um livro indicado não só para crianças, mas também, para todos que têm curiosidade sobre a produção de um livro.

É proibido miar
Que Pedro Bandeira é um dos melhores autores infanto-juvenis eu já sabia, mas ao ler "É Proibido Miar", descobri que o autor sabe, e muito bem, escrever para crianças também. Enquanto narra as aventuras de um cachorrinho chamado Bingo ao ser rejeitado por agir diferente do que se espera de um cachorro, o autor demonstra o quanto podemos ser irracionais ao nos deixarmos levar pelo preconceito. Ótimo livro que além de contruibui na formação moral das crianças, diverte e desperta o gosto pela leitura. 

2 comentários:

  1. Miga nesse 1° livro indicado percebemos que a riqueza que ele procura é o pai, que legal =)
    Poxa deve ser bem interessante esse 2° livro pq ele desvenda o mistério da produção de um livro, fiquei curiosa e se morassemos mais proxima iria pegar emprestado =)
    Como adoro pets com certeza iria amar essa sua última indicação. Além disso percebemos que na vida animal acontece isso de um bichinho ser rejeitado por sua familia e ser acolhida por outra, é uma coisa de instinto né??? Demais!!!
    Amiga adorei suas respostas nos outros posts e cada dia nossa amizade só se fortalece em meu coração viu!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili, pois é, são livros interessantes que podem agradar a adultos também. Não acredito que essa coisa de idade deva ser uma regra quando o assunto é leitura, por isso leio um livro infantil como "É proibido miar" com o mesmo interesse que leio clássicos ou algum da lista dos mais vendidos no momento. O que vale é o prazer que a leitura dá, e muitas vezes ler algo simples assim faz com que nos tornemos pessoas mais abertas, é como se pudessemos escapar um pouquinho das pressões da vida adulta. Dos três "O mistério da fábrica de livros" foi o que mais gostei pois conheço o universo de seu conteúdo, mas aposto que ele despertará o mesmo interesse em você se tiver a oportunidade de lê-lo. Na sequencia postei mais 3 dicas infantis para encerrar as férias e voltar à correria da vida. Um abraço e até mais.

    ResponderExcluir