30 de junho de 2011

A simplicidade da fé

Um livro que comprei primeiramente pela capa, sou simplesmente apaixonada por arquitetura colonial e principalmente por igrejas barrocas e segundo pelo autor pois já havia lido outro livro de Frei Uberaba e muito me agradou sua escrita e a forma como mostra a grandeza da fé das pessoas mais simples. A vítima da violência é na verdade uma reunião de contos onde, em quase sua totalidade, o final é sempre trágico. São personagens simples, comuns, fatos do codidiano, mas que têm como principal conforto, a fé em Deus. O conto que dá título ao livro, narra a violência sofrida por um homem de Deus que se vê diante da violência praticada por pessoas que têm amor apenas ao dinheiro e não se importam com a forma com que o conseguem. Destaque para o conto "A Semana Santa" que narra o desejo inabalavel de uma pequena comunidade que mesmo sem o apoio do pároco e sem as imagens necessárias, foi capaz de celebrar com grande fé os ofícios da Semana Santa. Usando apenas as imagens da pequena Capela, Cristo atado à coluna, Nossa Senhora de Lourdes e Santo Antônio com o menino Jesus nos braços, realizaram os principais ofícios como Depósito dos Passos, Depósito das Dores,Encontro,Lava-pés, Procissão do Enterro e Ressurreição. São contos simples que falam diretamente à alma do mineiro.

2 comentários:

  1. Miga sabe o que me encanta no seu blog??? Ele é livre, quer dizer, aqui consigo realmente perceber o prazer de alguém pela leitura pelo que ela é. Sabe nos outros bloggers sinto uma certa competição tipo li oito livro no mês e vc só leu três, ganhei tantos livros de takl editora e vc nenhum, tenho tantos seguidores e vc ai com só 90, sei lá tem hora que me sinto mal. Mas qnd paro e penso o qnt evolui, anos atrás eu lia tão pouco, só material de escola e faculdade e os livros necessários e agora tenho uma estante com volumes maravilhosos. Miga continua com esse lindo blog, adoro =) bjão e saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Lili, você entendeu muito bem o que é o "Meu Cantinho", ele é isso mesmo, um espaço livre de metas, livre de rótulos e que não tem a intenção de ser popular ou atingir as grandes massas. Também tenho a mesma impressão que você sobre a "competição" que permeia a grande maioria dos blogs literários no momento. Quase todos têm como base, resenhas que mais parecem resumos de livros, falta identidade, as impressões de quem leu. Outros tantos se tornam escravos dos lançamentos através das parcerias, é como se apenas livros novos merecessem nossa atenção. Enfim, não tenho idéia de transformar "Meu Cantinho" em algo do tipo. Por isso não me importo em ter um número enorme de seguidores se estes forem apenas nomes interessados em promoções ou troca de gentilezas (tipo você me segue e eu te sigo). Prefiro ter aqui apenas pessoas que gostei do espaço, mesmo que sejam poucas. Acredito que você está indo bem com as propostas em seu blog, consigo ver nele um diferencial, ele tem uma "meiguice" que me parece ser própria sua. Quando o assunto é leitura, acho que cada um tem que descobrir o que mais lhe dá prazer, não devemos nos apegar a rótulos ou quantidades, o principal é o prazer, seja lendo um clássico, um lançamento, um infantil ou mesmo um velho livro desconhecido encontrado em um sebo. Você disse que percebeu uma evolução, acredito que tenha descoberto o verdadeiro prazer que é ler e como é gostoso poder dividir esse prazer com outras pessoas que sentem o mesmo. Abraços e obrigada pela presença nesse cantinho que será sempre voltado para o prazer que é ler.

    ResponderExcluir