27 de agosto de 2010

Livros Inesquecíveis

Eu sei, falar do livro A Cabana é chover no molhado, mas gostei tanto que não poderia deixar de recomendá-lo. Não costumo comprar livros da lista dos mais vendido por dois motivos, primeiro porque lançamentos são sempre caros, segundo porque não escolho o que vou ler só porque está todo mundo lendo. Mas outro dia conversando com uma amiga, ela sugere que eu escolha alguns emprestados e entre os muitos, que vi, A Cabana me pareceu interessante. 

A Cabana
Sinopse: A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe.um bilhete, aparentemente vindo de Deus, convidando-o para voltar à  cabana. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?"


Porque é Insesquecível? 
Sem dúvida é um daqueles livros que gostando ou não ele mexerá com você. Se for o tipo de pessoa que acha que sabe exatamente quem é Deus, provavelmente vai odia-lo, se é uma pessoa que diz não acreditar em Deus, com certeza ele irá te incomodar muito. Nas duas hipóteses há uma grande chance dele ser abandonado antes do término. A Cabana não é um livro sobre religião e muito menos trará respostas para nossas dúvidas, mas com certeza nos fará refletir sobre como entendemos Deus em nossas vidas. A partir de uma estória triste de perda e culpa, o autor nos dá uma linda lição sobre o amor e o perdão. Por três vezes chorei como se fosse uma criança, mas em muitos momentos me peguei rindo de coisas simples e revendo minhas próprias atitudes. Um livro para ser lido com a mente e o coração abertos, independente de crença religiosa.

15 de agosto de 2010

Arsène Lupin: O Mistério do Rio do Ouro

O tema não foge do que fãs de Agatha Christie estão acostumados, família, herança, assassinato. O diferente é perceber como a cabeça de Lupin funciona, ele é hábil não só com as mãos (cuide bem de sua carteira quando ele estiver por perto), mas também sabe como tirar das pessoas as informações que quer, apenas insinuando que já sabe de tudo. A trama é envolvente e com um final que faz sentido, porém tem o mesmo elemento que me faz preferir Agatha Christie a Conan Doyle, fatos fundamentais para se desvendar o mistério, só são apresentados ao leitor, quando o mistério já foi solucionado. Diferente dos livros da dama do crime onde todas as pistas estão alí, jogadas ou camufladas, à disposição do leitor que gostar de desvendar o mistério antes do desfecho do livro. Mas valeu, foi uma leitura divertida e bem rápida. Fiquei com vontade de conhecer mais um pouco desse personagens por muitas vezes esquecido nas listas dos melhores detetives. Se bem, que o fato de ele ser um "ladrão" incorrigivel justifique esse esquecimento. 

14 de agosto de 2010

Cultura, história e descaso - Incêndio em Congonhas

Livro sobre Aleijadinho
Toninho Almada/Jornal Hoje em Dia
Apesar desse ser um cantinho dedicado aos livros, hoje abro aqui um parêntese para comentar o lamentável do incêndio ocorrido em Congonhas aqui em Minas Gerais. Se bem que não estarei fugindo muito do tema pois o sinistro ocorreu em dois casarios bem próximos às Capelas dos Passos onde estão as esculturas em cedro de Aleijadinho, com pintura de Mestre Ataíde e esse era justamente o assunto do livro que terminei de ler ontem a noite. É inaceitável que Congonhas não tenha ainda, nem que seja, uma equipe de Bombeiros voluntários, já que esperar que o governo tome as providências parece que é esperar demais. Aqui em São João del-Rei, também uma cidade histórica, foi a mesma coisa, em 2005 um incêndio destruiu o casarão onde nasceu nosso Presidente Tancredo Neves e só então uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi instalada. Espero que antes que aconteça o pior, se tome as providencias necessárias para resguardar as obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Em 2009, quando estive em Congonhas, as imagens da Paixão estavam sendo restauradas, o que já é um começo, mas a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, também nessa cidade, me causou pena e revolta pois estava abandonada. Havia lugares nas pilastras que seguram o coro onde eu poderia colocar minha mão inteira. No livro que acabei de ler, na verdade uma reunião de estudos publicados sobre o artista, sua obra dos Passos da Paixão e os Profetas da escadaria do Santuário de Matosinhos foram exploradas de várias formas, algumas exaltando a genialidade do artista, outras questionando as peças realmente executadas por ele e àquelas onde os "oficiais" de seu atelier poderiam ter sido os responsáveis. De toda forma, Alejadinho ainda é uma figura pouco valorizada por nós brasileiros, apesar de já ter sido considerado a maior artista das Américas. 
Janela lateral da Igreja de São José - Ouro Preto
Janela lateral da Igreja de São José - Ouro Preto
Porta frontal da Igreja de São José - Ouro Preto
Mato toma conta de terraço da Igreja de São José - Ouro Preto
Túmulo do escritor  Bernardo Guimarães -  Igreja de São José - Ouro Preto
Ainda sobre o descaso com nosso patrimônio cultural e arquitetônico, pude perceber que apesar de ser tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade,  em Ouro Preto, onde estive recentemente, nem tudo tem recebido a devida atenção, as principais Igrejas como Carmo e São Francisco estão bem conservadas, a Matriz do Pilar e a Igreja das Mercês e Perdões (Mercês de baixo) estão sendo restauradas, mas fiquei indignada com o abandono em que se encontra a Igreja de São José. Pixações em toda a portada principal, janelas quebradas, mato por todo lado, inclusive no pequeno terraço da torre.  É no pequeno cemitério desta igreja, que se encontra o túmulo de um dos meus escritores preferidos, Bernardo Guimarães. Apesar da placa explicativa na frente da mesma, já também pixada, seu túmulo, ainda que majestoso, me pareceu pouco visitado pelos turistas que parecem não saberem da importancia do autor na literatura brasileira. 

Igreja Nossa Senhora dos Anjos em Mariana
Igreja Nossa Senhora das Mercês em Mariana
 Mariana também teve altos e baixos na conservação de seu patrimônio, a cidade mais antiga de Minas Gerais conserva muito bem suas principais igrejas, Catedral da Sé, São Pedro dos Cléricos, São Francisco e Carmo (essa também atingida por um incêndio em 1999 e teve várias imagens dos séculos XVII e XVIII e a belíssima pintura do teto destruidos pelo fogo. Mas as Igrejas da Mercês e Nossa Senhora dos Anjos parecem abandonadas,  pelo menos externamente pois essas se encontrava fechadas.  Já a bela  Igreja do Rosário  está sendo reformada. 
A última vez que estive na vizinha Tiradentes,  a Igreja  de  São João Evangelista estava também abandonada, e pensar que ela fica ao lado  da Casa do Inconfidente Padre Toledo (hoje um museu), mas tive recentes notícias de sua reforma.   
Felizmente aqui em São João del-Rei, nossa Igrejas estão bem cuidadas interna e externamente. Mas como toda regra tem excessão, não posso deixar de falar da pequena Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte que apesar da pintura externa feita recentemente para os festejos do Padroeiro, seu interior está precisando de uma reforma urgente. Enfim, como uma apaixonada pela arquitetura barroca, pela cultura e história das Minas Gerais, amo ler sobre o tema e não podia deixar de postar minha indignação com as autoridades que permitem que perdas como essa de Congonhas ainda aconteçam nos dias de hoje. Que o fato sirva de alerta não só às autoridades públicas dessa importante cidade, mas de todas as cidades quem têm ainda um lindo passado a nos mostrar. 

7 de agosto de 2010

Contos de Terror - Howard Phillips Lovecraft

H. P. Lovecraft, foi um escritor norte-americano, grande admirador do mestre Edgar Allan Poe, que teve seu trabalho reconhecido só após a sua morte. Porém  sua grande fonte de inspiração foram seus constantes pesadelos, resultando como grande mérito de sua obra, o terror psicológico. Em suas estórias o  ambiente é muitas vezes mais forte que o próprio ser malígno pois Lovecraft descrevia sentimentos como a angústia, o desespero, o sofrimento ou o temor das personagens com tal maestria que é impossível não sentir na pele quando se lê. Quase toda a sua obra envolve seres malígnos, sendo eles apenas fungos, peixes, vermes, cães, gatos ou ratos ou mesmo plantas. Mas também explorou como ninguém seres do além como zubis, seres extraterrenos ou almas atrás de vingança, seres mitológicos também povoaram seus contos. Para aqueles fãs do gênero fantasia, vale a pena conhecer um pouco da obra deste escritor que apesar de pouco conhecido por aqui, tem uma obra marcante no gênero. Muitos de seus contos podem ser encontrados na internet, mas vale a pena correr atrás das coletâneas publicadas recentemente pelas Editora Iluminuras e Hedra.


Contos de H. P. Lovecraft que já li e apenas um trechinho para despertar a curiosidade de quem ainda não conhece esse mestre do terror.


        • O Alquimista (lembra bem os contos de Edgar Allan Poe) ... uma maldição que, durante séculos, inpedira as vidas dos portadores de meu título, de superarem a idede de 32 anos ...Dizia-se que o velho Michael havia queimado a esposa em um sacrifício ao diabo e o inesplicável desaparecimento de muitas criancinhas camponesas foi imputado a esses dois ...  
        • A Fera na Caverna ... eu estava pronto a ponto de recomeçar meus gritos para ser descoberto mais depressa, quando num instante, quando minha alegria se transformou em horror enaqunto eu escutava, pois meus ouvidos, sempre agudos, aguçados então no mais alto grau pelo silêncio absoluto, levaram a minha comprensão intorpecida a inesperada e pavorosa consciência de que aqueles passos não se pareciam aos de nenhum mortal...
        • A Cor que Caiu do Espaço (excelente) ... de noite, perguntei a moradores antigos de Arkram sobre a chaneca maldita e o significado daquela expressão "dias estranhos" que tanto murmuravam de maneira evasiva. Não consegui recber nenhuma resposta satisfatória, exceto que todo mistério era muito mais atual do que eu imaginara...as arvores alé balançavam mesmo quando não havia vento...
        • Ele (aterrorizante) ... era a realização em uivos de todo o horror que aquela cidade cadavérica sempre provocara em minha alma, e esquecendo toda a recomendação de silêncio, eu gritei, e gritei, e gritei enquanto meus nervos cediam e as paredes trepidavam ao meu redor...
        • O Ministro Maligno (originalmente um sonho de Lovecraft contado por carta a um amigo) ... de repente, notei que haviam outros no quarto - homens de aparência grave em trajes clericais, um deles usando as faixas e calções de um bispo. Embora eu não pudesse ouvir nada, podia ver que eles estavam tomando uma decisão de enorme importancia para o que chegara primeiro...
        • Os Ratos nas Paredes (simplesmente fantástico, um dos meus preferidos) ... se erguia no local de um templo pré-histórico; uma coisa Druídica ou pré-druídica... que ritos indscritíveis foram celebrados alí, poucos duvidavam  ...havia por exemplo, a crença de que uma legião de diabos com asas de morcegos realizavam sabás de bruxas, todas as noites, no mosteiro ... aqueles ratos, se não eram obra de uma loucura que eu compatilhava com os gatos, deviam estar entocados e deslizando pelas paredes romanas que eu imaginava que eram blocos maciços de calcário...
        • A Rua (esse foge à regra pois o tema "terror' da lugar às guerras)  ... O ar já não era tão puro quanto antes, mas o espírito do lugar não havia mudado. O sangue a alma de seus ancestrais haviam moldado a Rua...
        • O Horror de Dunwich (excelente) ...Não se pode negar que essas Blasfêmias de um infernal Cortejo de Demônios são assuntos de Conhecimento muito comum para serem negadas; as vozes amaldiçoadas de Azazel e Buzrael, de Belzebu e Belial que provêem do subsolo, foram ouvidas por mais de Vinte Testemunhas confiáveis e que ainda estão vivas... A mãe, pelo contrário, parecia estranhamente orgulhosa dessa criança escura e semelhante a um bode, que contrastava muito com seu doentio albinismo de olhos cor-de-rosa, e costumava sussurrar muitas profecias curiosas sobre seus pouderes incomuns e seu futuro brilhante....Por seu cheiro, os homens podem saber que estão próximos, mas niguém conhece seu aspecto exterior, a não ser pelos traços daqueles que Eles geraram na humanidade...
          • A Sombra Fora do Tempo (fantástico) ...seus atos, conquanto inofencivos, horrorizaram-me ainda mais que sua aparência - pois não é saudável observar objetos monstruosos fazendo o que, na nossa consciência, somente seres humanos faziam. Aquelas coisas se locomoviam de maneira inteligente pelas salas, tirando livros das estantes e levando-os para grandes mesas, ou vice-versa, e às vezes escrevendo com afinco, usando uma aste peculiar segura pelos tentáculos esverdeados da cabeça. As enormes pinças eram usadas para carregar livros e na conversa - a fala era por estalidos feitos com as garras...

                                 Lidos em E.book                       
          •  O Chamado de Cthulhu (ótimo) ... a estatueta, ídolo, fetiche ou o que quer que fosse, fora capturada alguns meses antes nas florestas pantanosas do sul de Nova Orleans durante uma batida policial num suposto culto de vodu;... Representava um monstro vagamente antropóide, mas com uma cabeça semelhante à de um polvo e cujo rosto era uma massa de tentáculos, de corpo escamoso com aspecto elástico, prodigiosas garras nas patas dianteiras e traseiras, e asas longas e estreitas atrás...)
          •  Dagon ... Então, de repente, eu a vi. Com uma leve agitação para indicar sua subida à superfície, a coisa emergiu para fora s das águas escuras. Enorme, polifêmica e repugnante, ela disparou como um monstro fabuloso de um pesadelo para o monólito, ao redor do qual arrojou seus gigantescos braços escamosos enquanto inclinava a cabeça horripilante, produzindo sons ritmados. Pensei ter enlouquecido, então... 
          •  O Festival ...obscuramente surgiu uma horda de seres alados e híbridos domesticados, que nenhum olho são jamais poderia captar ou nenhum cérebro normal jamais poderia recordar, batendo ritmicamente suas asas. Eles não eram propriamente nem toupeiras, nem abutres, nem formigas, nem morcegos vampiros, nem seres humanos decompostos, mas alguma coisa que eu não posso e não devo recordar...
          • Os gatos de Ulthar ... ainda assim ninguém teve coragem de se queijar ao casal sinistro. Até mesmo quando Atal, o filho do estalajadeiro, jurou ter visto todos os gatos de Ulthar no bosque maldito ao por do sol, caminhando aos pares, solenes e vagarosos, nun ritual jamais conhecido, formando um círculo em volta da cabana... 
          • Fechado na Catacumba (ao melhor estilo POE) ... Foi justamente então, quando punha as mãos no caixão do bom velhinho, que o vento bateu a porta, mergulhando tudo em negra escuridão. O estreito postigo só deixava uma fraquíssima claridade ... Neste débil lusco-fusco, fez tanger a enferrujada aldrava, sacudiu inutilmente as almofadas de ferro, espantando-se com a súbita resistência da maciça porta. Compreendeu logo a realidade da situação e pôs-se a gritar desesperadamente como se o cavalo, lá fora, pudesse fazer mais do que responder-lhe com relinchos agudos e desolantes. A lingüeta da fechadura, longamente desleixada, quebrara-se finalmente, fechando, na catacumba, a culpada vítima da própria negligência, como em ratoeira...
          Alguns já li a muito tempo então à medida que for me lembrando ou lendo, irei postando aqui.
           

          Mais informações:

           

          3 de agosto de 2010

          Promoção "1 Ipad ou 100 Livros"

          Lançada hoje mais uma promoção do Skoob, a rede de relacionamento brasileira que já se tornou o paraíso dos amantes de livros. Quem já é usuário basta acessar a página da promoção e escolher entre  1 Ipad ou 100 Livros. Se ainda não é cadastrado mas adora ler e não quer ficar de fora da promoção, faça já o seu cadastro no Skoob , além da chance de levar um dos prêmios você ainda vai conhecer a rede social mais interessante do Brasil, onde o que importa não é quem ficou mais bonito na foto, ou aquelas mensagens prontas cheias de declarações de amor e amizade bem impessoais e sim o que vale ou não a pena ser lido.

          Sorteio: 18 de setembro
          Resultado: 20 de setembro