6 de junho de 2010

Detetives de todos os tempos - 5ª Parte

Arsène Lupin
Ele não é verdadeiramente um detetive, Arsène Lupin é a principal obra do escritor francês Maurice Leblanc, criado em 1907 com o título francês Arsène Lupin, gentleman-cambrioleur, ou seja Arsène Lupin, ladrão-cavalheiro.
 
Surgiu por encomenda para a revista francesa "Je Sais Tout": Pierre Lafitte, o editor da revista, encomendou a Maurice Leblanc uma novela policial, cujo herói fosse para a França ao mesmo tempo, o que eram para a Inglaterra Sherlock Holmes detetive de de Sir Arthur Conan Doyle e A. J. Raffles, um aristocrata inglês que dedicava sua vida a realizar roubos elaborados, muitas vezes para auxiliar outras pessoas criado por Ernest William Hornung.

Um jovem filho de um dos ladrões mais famosos da França se vê sozinho depois que seu pai desaparece e começa a levar a vida da mesma forma que o pai, roubando. Porém, apesar de ser talentoso para o negócio, ele não tem a mesma paciência e experiência dos ladrões mais velhos. Com isso, fica sempre deslumbrado com os seus êxitos. É vivo, elegante, audacioso, engenhoso, impertinente, desafiando sem cessar o Inspetor Ganimard, arrastando corações atrás de si, zombando das posições conquistadas e ridicularizando os burgueses, socorrendo os fracos.

Como não poderia deixar de ser, Lupin se defronta diversas vezes com seu rival "Herlock Sholmes" (nome de Sherlock Holmes na obra de Leblanc), e cria várias situações embaraçosas para o grande detetive de Doyle. 

Hábil, sabe como tirar das pessoas as informações que quer, apenas insinuando que já sabe de tudo. Lupin tem uma característica peculiar: avisava sempre a vitíma antes do roubo. Mas, independentemente dos esforços da polícia, ele sempre consegue o que quer. É um aristocrata que vive como anarquista, mas um anarquista que vive como aristocrata."

Obras de Maurice Leblanc em que Arsène Lupin aparece:
  • Arsène Lupin Ladrão de Casaca (entre 1905 e 1907)
  • A rolha de cristal 
  • Arsène Lupin contra Herlock Sholmes
  • Arsène Lupin: 813 
  • A Agulha Oca
  • A Condessa de Cagliostro 
  • A Vingança da Cagliostro
  • As 8 Pancadas do Relógio 
  • As Confidências de Arsène Lupin 
  • O Estilhaço de Granada
  • O Mistério do Rio do Ouro 
  • O Paiol de Pólvora
  • O Segredo de Eunerville 
  • Os Dentes do Tigre
 Obs: ainda não consegui as datas de publicação dos livros, se alguém puder ajudar será bem-vindo.

 

6 comentários:

  1. Oi Andréa, gostei do seu post. Me deixou curioso sobre esse anti-herói rsrs. Logo que puder vou procurar algo para ler com esse curioso personagem.

    Tiago Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Arsène Lupin, ladrão de casaca (1907) – Arsène Lupin contra Herlock Sholmes (1908) – A agulha oca (1909) – 813 (1910) – A rolha de cristal (1912) – As confidências de Arsène Lupin (1913) – O estilhaço de obus (1916) – O triângulo de ouro (1918) – A ilha dos trinta ataúdes (1919) – Os dentes do tigre (1921) – As oito pancadas do relógio (1923) – A condessa de Cagliostro (1924) – A moça dos olhos verdes (1927) – A Agência Barnett & Cia. (1928) – A mansão misteriosa (1929) – O mistério do rio do ouro (1931) – A mulher de dois sorrisos (1933) – Victor da Brigada Mundana (1933) – A vingança da Cagliostro (1935) – Os bilhões de Arsène Lupin (1941) – O último amor de Arsène Lupin (inédito)
    Só estes livros são de Maurice Leblanc tendo como personagem Arsène Lupin.
    C. E. Linarth

    ResponderExcluir
  3. 183 tem como continuação Os três crimes de Arsène Lupin. O segredo de Florence é continuação de Os dentes do tigre. O flagelo de Deus é continuação de A ilha dos trinta ataúdes. A câmara da morte é a segunda parte de O triângulo de ouro. Doroteia, a dançarina equilibrista (Dorothée, la danseuse de corde, em francês) foi traduzida no Brasil como A rival de Arsène Lupin pela Editora Vecchi (na verdade, neste livro Arsène Lupin não aparece). O segredo de Eunerville (1973) e O paiol de pólvora (1974) são de autoria de Pierre Boileau e Pierre Ayraud (com o pseudônimo de Thomas Narcejac, escritores franceses de romances policiais e adaptadores para o cinema de várias obras, entre as quais Vertigo de Alfred Hitchcock.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela ótima contribuição, vou atualizar os dados assim que puder, há tempos procurava essas informações. Pena não ter se identificado. Mas obrigada assim mesmo

    ResponderExcluir
  5. alo Anonimo.
    victor da brigada,os bilhoes de Arsene e o ultimo amor...sairam pela Vecchi?

    ResponderExcluir
  6. Vejo que, assim como eu, você é fã do Lupin! A relação de todos os livros do Maurice Leblanc sobre Arsene Lupin, com datas de publicação, resumos e títulos das edições brasileiras (com fotos de algumas capas) você encontra no meu blog Sopa no Mel em http://sopanomel.blogspot.com.br/2016/01/arsene-lupin-o-ladrao-de-casaca.html

    ResponderExcluir