15 de maio de 2010

Livros Inesquecíveis

Alguns livros são inesquecíves, não importa a época em que o lemos, eles ficam no nossa memória e sempre nos sentimos bem apenas em lembrá-los. Seja porque nos emocionaram, porque nos surpreenderam ou até mesmo por nos ter despertado medo. Essa lista não segue nenhuma ordem como preferidos ou mais marcarantes, apenas fui colocando a medida que fui me lembrando ou lendo.


Crime e Castigo
Sinopse: Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petesburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Mas se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito, desencadeado uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para perservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.


Porque é Insesquecível? 
Nunca imaginei que fosse me interessar um livro de assassinato onde desde o início o leitor é informado do culpado, na verdade em Crime e Castigo presenciamos o crime. E mais do que isso, o livro nos prende justamente por nos despertar o interesse desse outro lado. Quem está acostumado a ler estórias de detetives sempre vê o lado da vítima ou da lei, daquele que está lá para punir quem cometeu o crime. O grande mérito de Dostoievski é justamente fazer com que o leitor sinta o outro lado, viva junto com o culpado, todo o peso e angustia de um assassinato. Um livro tão intenso que se torna inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário