29 de maio de 2010

Bibliografia dos meus autores preferidos - 7ª parte Stella Carr

Nascida em: 04/02/1932
Falecida em: 2008 (76 anos)
Nacionalidade: Brasileira
Obra preferida: Os irmãos encrenca (vários)
Porque: como tem muito tempo que acompanhei as aventuras policiais dos Irmãos Encrenca (Marco, Elois e Isabel) fiquei em dúvida sobre qual o meu preferido, mas sem dúvida eles estarão envolvidos.

Stella Carr é uma autora com muitos livros ótimos mas pouca informação sobre sua obra pode ser encontrada. Nem a data precisa de sua morte descobri. O primeiro livro que li foi Estranhas luzes no bosque que minha irmã pegou para mim na bilbioteca do colégio, mas na época apesar de ter adorado o livro, não me ligava muito em quem era o autor. Então considero que a descobri realmente quando um rapaz que estava desocupando sua garagem começo a colocar alguns livros no passeio do Cemitério do Carmo e como achado não é roubado, sempre recolhia quando ia ou vinha do trabalho. Comentei com minha mãe e ela descobriu quem estava se dispondo dos livros. Resultado, ao invez de colocar na rua, eu passava na casa dele sempre que tinha livros e em uma dessas viagens veio O enigma das letras verde. Quando li, descobri que era mais uma turminha envolvida em mistérios e aventuras policiais (tipo o trio Leo,Gino e Angela do Marcos Rey que tanto adorava). Nessa leva ainda veio outros dela e quase todos com os irmãos encrenca) outros acabei comprando em sebos e descobri a série calafrios, aventuras policiais para a turminha mais nova (entre 7 e 10 anos), mas que também me divertiram muito.

Ano Livro Lidos
1973  O Esqueleto atrás da Porta (irmãos encrenca) sim
1973  O Incrível Roubo da Loteca (irmãos encrenca) sim
1977  Eu, Detetive: O Caso do Sumiço sim
1977  O Caso da Estranha Fotografia (irmãos encrenca) sim
1978  O Enigma do Autódromo de Interlagos (irmãos encrenca) sim
1979  O Fantástico Homem do Metrô (irmãos encrenca) sim
1979  Três voltas para a esquerda não
1980  A porta do vento não
1980  Afuganchos sim
1980  O Caso do sabotador de Angra sim
1980  Pedrinho Esqueleto não
1981  BZY sim
1981  O segredo do Museu Imperial (irmãos encrenca) não
1982  A morte tem sete herdeiros sim
1982  Assombrassustos não
1982  Caverna de monstros não
1982  Olhorão olhorudo (infantil) não
1983  Acordar ou morrer sim
1983  O pavoroso gargalhão não
1984  Clube do esqueleto não
1984  Eu, Detetive: O Enigma do Quadro Roubado não
1984  O Monstro do Morumbi sim
1985  As confusões de Aninha não
1985  O enigma das letras verdes (irmãos encrenca) sim
1986  Estranhas luzes no bosque (irmãos encrenca) sim
1987  Eles morrem você mata sim
1987  O passado esteve aqui sim
1987  Os três incríveis não
1987  Rodando, rodando... não
1988  A letreira do Dr. Alfabeto não
1988  Dentro da gente (didático) não
1990  Paranóia: a síndrome do medo não
1990  Quem tem medo fica de fora (série Calafrio) sim
1990  O nariz detetive (série Calafrio) não
1991  O Vírus vermelho (série Calafrio) sim
1992  Por trás do nevoeiro (série Calafrio) sim
1992  A coisa invisível (série Calafrio) sim
1992  Cuidado, não olhe para trá não
1993  Arrepiando a pele (série Calafrio) não
1994  Segure o Grito! (série Calafrio) não
1995  Sentença de Morte (série Calafrio) não
1995  Os criminosos vieram para o chá  sim
Livros publicados - 42 (encontrados até agora)
Já lidos - 21
Obs. não encontrei nenhum  site com a bibliografia dela ou informações muito confiáveis, então registrei aqui as edições mais antigas que encontrei de cada obra, por isso essa lista ainda poderá sofrer alterações.

23 comentários:

  1. Andreia,o livro,O Caso do Sabotador de Angra,nao se trata de um livro com os irmao encrenca,os personagens principais desse livro sao Tic Tac e Acetato.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano, obrigada pela informação, apesar de ótima escritora, a Stella Carr é pouco conhecida e divulgada e por isso tive muita dificuldade em montar essa lista. Valeu a dica, já fiz a correção. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. te o livro o enigma do quadro roubado tambem :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Natasha, valeu pela dica mais o livro está na lista sim, na data de 1984. É que na verdade ele se chama "Eu detetive: o enigma do quadro roubado". Mesmo assim obrigada pela dica e se tiver mais alguma sugestão ou correção é só dizer. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa de fazer essa tabela. Meu nome é Fernando Santos de Oliveira, sou escritor pela editora Draco e gosto muito de literatura infanto-juvenil, e é o que gosto de escrever. Outro dia estive no Cemitério da Consolação para visitar o túmulo de alguns escritores (coisa de pesquisa pessoal), então me deparei com o túmulo do Monteiro Lobato, do Oswald de Andrade e do Mário de andrade. Me dei conta de como seus túmulos são todos normais, sem nenhuma cerimônia advinda das autoridades. "Morre um poeta... Calam-se sons e linhas... Descansa a cansada caneta... Casei-me contigo um dia...Amada de minha vida". E no fim, quem vai realmente se lembrar dos que se foram serão pessoas como você, eu e tantos outros que se apegaram de alguma forma a estas obras e seus autores. Sempre tive em alta conta Stella Carr, Pedro Bandeira e Marcos Rey. Isso não quer dizer que gosto de tudo que escreveram, mas isso também não significa que hoje em dia, ao entrar e subir pelas escadas empoeiradas dos Sebos do centro da cidade (Praça da Sé - São Paulo), e ver as prateleiras cheias de obras saídas das mãos destes escritores fantásticos, que não olho com carinho e saudosismo... querendo ainda ser tão bom quanto eles foram um dia.

    Mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Caro Fernando, fiquei muito feliz em saber que meu pequeno esforço pode contribuir para levar um pouco dessa maravilhosa autora a quem não a conhece. Sabe que a postagem sobre ela é disparada a mais vista no meu cantinho? Autores como Stella Carr, Pedro Bandeira e Marcos Rey foram, em parte, responsáveis por minha paixão pelos livros e os guardo com muito carinho. E mais que isso, acho importante que as novas gerações saibam que no Brasil também existiu e existe ótimos autores.
    Entendo bem sua frustação ao constatar que autores que tanto contribuiram para nossa cultura hoje estão esquecidos e abandonados. Monteiro Lobado é um dos meus preferido e lamentei saber o estado em que encontro sua última morada. Senti a mesma coisa quando estive em Ouro Preto e constatei a situação do túmulo do autor Bernardo Guimarães. De fato somos poucos, mas ainda existimos e essa lista foi a forma que encontrei para reconhecer, mesmo que de forma simples, o valor de uma autora como Stella Carr. E que você, como autor que é, possa ter seu trabalho reconhecido e valorizado, principalmente por escrever o tipo de livro que imagino, deva ser o mais difícil de se escrever pois, tem a difícil missão de ser atraente e interessante a aqueles que têm pela frente um mundo cheio de tecnologia, novidades e facilidades. Então, lhe desejo muito sucesso na carreia e obrigada pelas palavras de incentivo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou a Ediclecia, legal seu blog,quando eu era criança amava a stella carr mas na biblioteca de onde eu moro ñ tinha muitos livros dela mas deu pra me divertir com os que consegui ler. fiquei triste em saber que ela se foi, mas contente em saber que assim como eu tanta gnt gosta das obras dela.Um abraço e parabens pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ediclecia, obrigada pela visita e como é bom saber que Stella Carr também fez parte da sua infância. Até hoje não entendo como uma autora como ela tenha sido tão pouco divulgada, mesmo nas escolas. E ainda hoje, não é fácil consegui material sobre ela, fico feliz em poder contribuir um pouquinho para diminuir essa enorme lacuna. Abraços e seja sempre bem-vinda.

      Excluir
  8. Olá, li muito os livros dos irmãos encrenca e outros livros da série vaga-lume e pioneira. Lie entrei em contato com os autores e sempre ganhava livros autografados, entre eles, Stella Carr, Ganymedes José, Luiz Puntel, entre outros.... Também li Marcos Rey e outros clássicos como Homero Homem de Mello e outros....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fogaça, parece que lemos muito em comum, eu também era apaixonada pela Coleção Vaga-Lume e adorava os livros do Ganymedes José e todos esses que voc~e citou. Fizeram parte da minha infância e adolescência. Acho que você adoraria conhecer o pessoal do Skoob, uma rede social só para amantes dos livros, já conhece? Se não, dá uma olhadinha e veja se gosta http://www.skoob.com.br/usuario/36909
      Abraços

      Excluir
  9. Ola ANDREA...não conhecia essa escritora, porem acabo de ler um livro dela por indicação do kumon... O VÍRUS VERMELHO, e como atividade precisava falar um pouco sobre o autor e a obra, e realmente muito pouco foi encontrado.
    Mas o seu blog, me ajudou...parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor (a), adorei receber o seu recado, fico feliz que meu Cantinho tenha sido útil em sua pesquisa. De fato Stella Carr, apesar de ótimo autora, nunca figurou entre os nomes mais conhecidos da nossa literatura infantil e juvenil, o que é uma grande injustiça. De toda forma, foi importânte o Kumon ter feito a indicação pois é mais uma porta que se abre a novos leitores ao conhecê-la. Abraços seja sempre bem-vindo (a).

      Excluir
  10. Olá, sou aluna de um colégio que está fazendo um seminário sobre um livro desta autora (Esqueleto Atrás Da Porta) e preciso de informações sobre a morte dela para minha parte da pesquisa.
    Aguardo a resposta :)
    Obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  11. Gente, conheci Stella Carr, fui professora de seus netos. Fiquei sem contato por longos anos, mas há pouco tempo os localizei no face book. Caso seja de interesse de alguém, posso coloca-los em contato. Meu email. vdborges@uol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Parabens pela postagem! E por de certa forma ajudar a divulgar e deixar registrado a importancia desta autora.. Estranhas luzes no bosque foi um dos primeiros livros que li na vida e me marcou! Tenho o livro guardado a uns 15 anos e ainda quero ler de novo rs, é um clima de suspense que era gostoso de acompanhar a cada pagina. Mt legal saber que ela marcou tantas pessoas tbm.. uma grande autora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, realmente é muito bom saber que Stella Carr marcou tantos leitores. A dificuldade em encontrar material sobre a autora dá uma falsa impressão de que ela nunca teve fãs. Felizmente, cada mensagem que recebo me faz crer que ela fez parte da vida de muitos leitores que, assim como nós, ainda guardam boas recordações de seu livros. Também ainda tenho meu exemplar de Estranhas luzes no bosque e confesso que por vezes fiquei tentada a relê-lo, quem sabe um dia. Mas como a lista de livros a serem livros é maior que o tempo que tenho para ler, esse desejo vai ficando engavetado, quem sabe um dia. Abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Oi meu nome é Geise tenho um filho e lemos os criminosos vieram para o chá e a morte para sete herdeiros. Achamos os dois muito bons e seus comentários me ajudou a escolher os próximos títulos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Geise, que bom que meu cantinho foi útil para você e seu filho, a obra de Stella Carr e ótima para aguçar o gosto pela leitura. E é muito legal saber desse envolvimento de mãe e filho lendo juntos, sem dúvida é uma experiência enriquecedora para ambos. Fique à vontade para voltar aqui sempre que quiser e obrigada pela visita e cometário. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá, Andrea! Adorei essa lista, eu li alguns livros da série Calafrio na época de escola e estou procurando para comprar. Essa lista vai me ajudar a saber quais preciso comprar. Muito bacana, obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thainá, que bom que minha listinha será útil, não é muito fácil encontrar material sobre a autora, mas com certeza não terá dificuldade em encontrar muitos de seus livros. Fico feliz em poder ajudar e espero que consiga comprar todos os desejados. Abraço e boas leituras

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, encontrei seu blog por acaso e resolvi escrever algumas linhas. Sou de São José dos Campos e conheci Stella Carr pessoalmente quando ela veio à escola em que eu estudava em 1986 ou 87, não me lembro exatamente (tenho 43 anos, desculpe a falta de memória rs). Ela foi convidada para divulgar seus livros e levou vários deles para sortear entre os estudantes. Particularmente, eu a recebi com muito entusiasmo, pois já conhecia seu trabalho como escritora antes de sua visita. Sou fã de histórias de mistério e policiais desde criança, e ficar de frente com um de seus autores preferidos foi muito gratificante. Lembro que ela foi super simpática e meu único arrependimento é que não houve nenhum registro fotográfico de sua visita. De qualquer forma, foi um momento no tempo que vou guardar com carinho. Infelizmente não fui sorteado para ganhar um livro dela, mas não tinha problema. A biblioteca da escola era bem suprida com vários de seus títulos, e outros eu emprestava na biblioteca da cidade. Meu favorito é o Segredo do Museu Imperial, porque já estive em Petrópolis e os lugares foram descritos por ela no livro de forma correta. Infelizmente não cheguei a ler todos os livros dela, pela falta de disponibilidade ou etc, mas espero que você consiga, pois cada leitura feita por ela é simplesmente um prazer, e traz um sentimento de nostalgia inigualável. Abs

    ResponderExcluir
  19. Olá, mil desculpas pela demora em responder, o blog esta um pouco abandonado, mas o assunto Stella Carr sempre vale um retorno. Ler sobre sua experiência foi quase uma viagem no tempo e no lugar. Somos da mesma geração e imagino que além de Stella Carr, autores como Marcos Rey e Pedro Bandeira também fizeram parte de suas leituras. Não tive a chance de receber uma visita como você descreveu, mas tenho um livro que comprei no sebo que foi autografado pela própria Stella Carr. Não sei o motivo que fez a pessoa se desfazer do livro, mas ver a letra dela ali, na primeira página, tem um valor sentimental. Realmente é uma pena não haver registro do encontro, coisa praticamente "obrigatória" nos dias de hoje né, mas só o fato de você ainda se lembrar tão bem do momento, já é um belo registro. Também ainda não consegui ler todos os livros dela, mas estou sempre de olho no sebo em busca de algum que me falta, quem sabe um dia. Você mencionou que gostou mais do Segredo do Museu Imperial e entendo bem o motivo, é muito bom quando podemos nos inserir no local descrito em um livro, particularmente, amo esse tipo de interação. O meu preferido é "Os convidados vieram para o chá", justamente por eu imaginá-lo em um casarão antigo aqui da minha cidade. Claro que não é a mesma coisa que a descrição do Museu Imperial, mas a forma como ela descreveu o casarão da velhinha me fez imagina-lo em um local próximo. Enfim, foi um prazer ler seu depoimento e poder falar um pouco sobre essa autora tão querida e tão pouco divulgada. Abraço e boas leituras

    ResponderExcluir