23 de maio de 2010

Bibliografia dos meus autores preferidos - 5ª parte Bernardo Guimarães

Nascido em: 15/08/1825
Falecido em: 10/03/1884 (58 anos)
Nacionalidade: Brasileiro
Obra preferida: Maurício ou Os Paulistas em São João del Rei
Porque: primeiramente porque a estória se passa em São João del Rei, minha cidade natal, o que me causou grande prazer quando o autor descrevia lugares ainda hoje existentes. E segundo porque adoro estórias do cliclo do ouro, que tenha escravos (não que eu concorde ou defenda a escravidão) e que retrate a sociedade da época do Brasil Imperial.

Bernardo Guimarães é o autor da nossa literatura clássica que mais me agrada, pelo seu modo de escrever e descrever lugares e tempo, e também pelos temas de seus livros. O primeiro livro que li do autor foi A escrava Isaura, na 7ª série do colégio, mas na época ainda estava mais interessada nas aventuras policiais que nos clássicos. O descobri realmente foi quando ganhei da minha mãe o livro Maurício ou Os Paulistas em São João del Rei que seria jogado fora. Como minha mão sempre soube que me interesso pelo passado da cidade viu o nome no título e trouxe para mim. Eu nunca tinha ouvida falar desse livro e foi paixão desde o título, rrsss. E além do tema, a estória é maravilhosa, e assim descobri o autor clássico com quem mais me identifiquei.
Ainda pretendo terminar minha coleção, pelo menos de romances, pois nunca fui chegada a poesias.

Ano Livro Lidos
1852 Cantos da Solidão não
1858 Inspirações da Tarde não
1858 O Ermitão de Muquém não
1860 A voz do Pajé não
1865 Evocações não
1865 Poesias não
1865 Poesias Diversas não
1871 Lendas e Romances não
1872 História e Tradições da Província de Minas Gerais não
1872 O Garimpeiro sim
1872 O Índio Afonso não
1872 O Seminarista sim
1875 A Escrava Isaura sim
1876 Novas Poesias não
1877 Maurício ou Os Paulistas em São João Del Rei sim
1879 A Ilha Maldita ou A Filha das Ondas não
1879 O Pão de Ouro não
1883 Folhas de Outono (Poesias) não
1883 Rosaura, a Enjeitada não
1905 O Bandido do Rio das Mortes (terminado por Teresa Guimarães, sua esposa) sim
? Dança dos Ossos não
Livros publicados - 21 (encontrados até agora)
Já lidos - 5
Obs. não inclui aqui coletâneas de contos de vários autores onde foram publicados alguns contos de Bernardo Guimarães e obras mencionadas mas não publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário