17 de dezembro de 2010

Então, de novo é Natal!!!

Pois é, o Natal está chegando de novo e mesmo que já bem atrazada vou deixar aqui algumas dicas de leitura sobre o tema. Nessa época acho que quase todo mundo já assistiu ou leu o clássico de Charles Dickens, Um conto de Natal, mas a velha história dos três fantasmas que voltam para assombrar o velho miserável Scrooge não é a única sobre o tema. Uma que também adoro é Milagre da Rua 34, uma história que encanta adultos e crianças e que também já foi transformado em filme e recebeu o título "De Ilusão também se vive".
Em plena época do Natal, Suzan, uma garotinha muito inteligente e esperta, afirma que Papai Noel não existe. Porém, um senhor muito bondoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha. Porém, o que ninguém podia esperar é que o velhinho afirma ser o verdadeiro Papai Noel que está ali justamente para provar para a garotinha e para muitas pessoas que ele é real.








Para aqueles que não abrem mão de uma boa estória policial nem no Natal, a dica é O Natal de Poirot.
É véspera de Natal. A reunião da família Lee é destruída por um ensurdecedor barulho de mobília a partir-se, seguido por um grito de agonia. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee encontra-se morto num lago de sangue com a garganta cortada. No entanto, quando Hercule Poirot, que se encontra na zona para passar o Natal com um amigo, oferece a sua ajuda, encontra uma atmosfera não de luto mas de suspeita mútua. Parece que toda a gente tinha as suas razões para odiar o velho...  





Em Maravilhas de Conto de Natal, você encontrará um apanhado de histórias de todas as partes do mundo, mas estranhamente não é um livro que tenho intensão de reler. A ideia parece realmente maravilhosa, mas parece que Diaulas Riedel, o organizador do livro tinha uma grande preferência por histórias com finais tristes e trájicos. A morte está presente em quase todos os contos e em pouquíssimos senti a luz do Natal ou a esperança como mensagem final. Mas a quem não se importa em ler uma sequencia de histórias trágicas e sem final feliz, fica a dica.





  
Mas nem só a leiteratura estrangeira conta sobre essa época tão linda, mágica e importante. Em "Uma pequena história de Natal", Júlio Emílio Braz conta uma estória simples, que poderia fazer parte da infância de muitos de nós. 
Uma estória de amor e solidariedade entre seu Afonso, o velho da livraria, e um grupo de meninos que não cansavam de ouvir suas histórias. De maneira atual e sensível, o autor resgata os tradicionais contos de Natal.








Ainda sobre o tema, existem ótimas estórias em quadrinhos, mas esta dica pretendo dar em outro post pois o Natal é uma época vivida tão intensamente que acho que vou acatar a ideia da Lili e postar aqui um pouco do que é o meu Natal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário