20 de dezembro de 2010

O Presépio

O que pode ser mais lindo no Natal que um Presépio? Pra mim, este é o símbolo mais lindo dentre todos. São Francisco deixou para nós um exemplo de vida, e também a alegria de poder representar a cada ano, a noite em que Cristo nasceu. Sobre Presépios tenho muitas histórias a contar, mas destaco aqui apenas algumas: 

Meu Presépio
Em casa todos os ano monto o Presépio que ganhei de Natal da minha irmã a uns 10 anos atrás. Meu pai fez pra mim a casinha de madeira e eu sempre o montei no jardim. Mas esse ano, com a reforma da casa, descobri um lugar melhor para montá-lo, onde as pessoas que passam pela rua também possam admirá-lo e pensar um pouquinho mais na cena que ele representa.

Esse ano aproveitei o material que sobrou da pintura da casa e eu mesma dei uma boa caprichada nele.  

Presépio das Mercês
Outro  Presépio que me encanta é bem recente, este é o segundo ano que a Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês o monta em sua escadaria. Com figuras em tamanho natural, o Presépio foi inaugurado no dia 16 de dezembro ao som da Orquestra Sinfônica promovendo uma Cantata de Natal. Não dá pra não se emocionar.

Cantata de Natal  - Orquestra Sinfônica de São João del-Rei

Presépio do Dia
Quando éramos ainda crianças minha mãe ganhou da patroa um livrinho com as figuras do presépio e a cada dia uma passagem da história do Menino Jesus nos é revelada. Ainda hoje mantemos a tradição de abrir as janelinhas a começar pelo dia 1º de dezembro.



Meu primeiro Presépio
Quando as coisas ainda eram bem mais difíceis e finalmente passei meu primeiro Natal empregada de verdade, pude comprar meu primeiro presépio e ainda hoje ele é montado no hall da entrada, recebendo a quem chega em casa. Ele é bem simples, daqueles made in Taiwan, mas a alegria de montá-lo a cada ano ainda é a mesma.






Presépio da Muxinga
A mais de 75 anos dois irmãos moradores do bairro Muxinga, criaram um presépio mecanizado onde o dia a dia de vários personagens era retratado. Para quem pode conhecer esse presépio ainda criança era mágico. E que encanto quando alguém colocava uma moedinha no cofrinho e o sino da igreja tocava e aparecia o Menino Jesus. É um presépio tão criativo que se torna difícil explica-lo. Ele esteve muitos anos abandonado, há uns 5 anos voltaram a montá-lo mas logo desapareceu novamente. Espero que não tenha se perdido para sempre. Para quem quiser saber mais sobre esse lindo Presépio, dê uma olhada em http://www.saojoaodelreitransparente.com.br/projects/view/45 ou http://www.saojoaodelreitransparente.com.br/works/view/29
Foto Almir Nascimento


2 comentários:

  1. Andrea, lendo o seu comentário sobre o Presépio da Muxinga,venho com muito orgulho comunicar-lhe que sou filha de um dos criadores desse tão lindo presépio.Depois de tanta luta por conseguir ajuda política para a sua reabilitação,eu falo que me apareceu um anjo posso assim chamá-lo,José Imbroise que me procurando se disponibilizou de reabilitar o Presépio e o cômodo.Já está tudo pronto,e venho convidá-la para a reinauguração do Presépio que será no dia 10/12/2011 às 14h em seu local de origem,sendo visitação permanente.Maiores informações entre no site.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Cida, que alegria recebê-la aqui no Meu Cantinho. Estou sabendo sobre esse anjo de pessoa que teve o desprendimento de ajudar a trazer de volta nosso encantador Presépio da Muxinga. Digo nosso, pois sua tradição já o tornou patrimônio de São João del-Rei e você não imagina minha ansiedade em revê-lo desde que fiquei sabendo da sua recuperação. Esse presépio fez parte de infância dos meus pais, quando ainda era visitado na Muxinga e da minha infância passando pela Tancredo Neves, agora terei a oportunidade de visita-lo onde tudo começou. Agradeço o convite e pretendo comparecer sim, com o coração aberto e os olhos atentos como quando criança. Felicidades e que o Menino Jesus abençoe você, o Sr. José Imbroise e todos que de alguma forma contribuiram para esse momento.Seu pai deve estar muito feliz lá em cima. Um abraço e Feliz Natal.
    andreaneves.2006@hotmail.com

    ResponderExcluir