1 de junho de 2010

Assim começou minha paixão por romance policial

Essa paixão começou na adolescência quando conheci o Trio Leo, Gino e Angela criados por Marcos Rey. Mas o melhor foi descobri que suas aventuras não paravam no primeiro livro O Mistério do Cindo estrelas. Desde então, me descobri apaixonada por desvendar crimes, o que consequentemente se consolidou quando conheci a Dama do Crime Agatha Christie. Bem, mas esse capítulo será dedicado as aventuras policiais. Como o trio de Marcos Rey não foi o único que me divertiu na adolescência, cabe ainda um pouco sobre Os Irmãos Encrenca da Stella Carr e Os Karas do Pedro Bandeira. Claro que ainda existem mais dessas turminhas de garotos que se metem em encrencas atrás de criminosos, mas esses foram os que mais me marcaram.

Trio Leo, Gino e Angela
Leo é um garoto de família simples que trabalha como mensageiro no Emperor Park Hotel. É apaixonado por Ângela, menina rica e moradora do bem conhecido bairro dos Ingleses, em São Paulo. Gino é paraplégico e primo de Leo. É o intelectual do trio e nutre uma paixão secreta por Ângela, mas sem nunca, atravessar o caminho do primo. Leo, por sua vez, enfrenta resistência dos pais de Ângela que têm planos diferentes para seu futuro. Depois de desvendar o mistério do cadáver encontrado no Hotel onde Leo trabalha, esse trio ainda enfrentará mais 3 aventuras.

A trama gira em torno do Emperor Park Hotel, um luxuoso cinco-estrelas de São Paulo. Leo, o mensageiro do hotel, encontra o cadáver do estrangeiro Ramón Varga, na lavanderia do Hotel. A partir daí, uma série de surpresas e um clima de suspense toma conta de sua vida. Quem acreditaria na palavra daquele simples camareiro? Quem acreditaria que ele seria inocente quando, contra a palavra dele, há a de um poderoso hóspede do hotel? Gino e Ângela resolvem ajudá-lo a resolver esse mistério e salvar suas próprias vidas postas em risco ao longo da investigação.



A história se passa no bairro Bela Vista (Bexiga), São Paulo, e conta o rapto de um menino (Alfredo), que se tornou um recente astro de rock conhecido como Garoto de Ouro. Mas  o garoto é raptado quando iria comemorar seu aniversário de 16 anos em uma cantina, próxima à sua casa, com os amigos e a família. Seu desaparecimento passa então a ser investigado pelo trio de protagonistas.



Um cadáver é encontrado dentro de um prédio em construção, o corpo de bruços, e um rádio ligado. Vendo-se em frente essa situação, o delegado distrital, Doutor Arruda decide pedir ajuda ao trio de jovens detetives, Leo, Gino e Angela. O cadáver era de um homem de quem todos gostavam no bairro, um sanfoneiro chamado Alexandre, mais conhecido como Boa-Vida. Quem teria motivos para matá-lo? Boa-Vida era casado, mas ele e a mulher não moravam mais juntos. Dias depois de sua morte sua ex-mulher tambem morre. Será o mesmo assassino?

Agora eles precisam localizar Lia Magno, a garota ingênua que desaparece misteriosamente, logo depois de ganhar concurso de beleza. O que terá acontecido? Seqüestro... Morte? Como pistas temos apenas algumas camélias e um postal vindo de Paris. Um grande desafio para Leo e seus amigos.


Os Irmão Encrenca
Apesar de não serem tão conhecidos como o trio de Marcos Rey, os irmãos Marco, Eloís e Isabel, já passaram por muitas aventuras desde os anos 70. Criados por Stella Carr, o trio  conhecido como "irmãos encrenda" já se viu envolvido com traficantes,  


O livro fala sobre o envolvimento de adolescentes no comércio de drogas nas escolas. Marco, Eloís e Isabel se vêem envolvidos com o sórdido comércio de drogas nas escolas. O leitor, participando das emoções desta trama, se sentirá diante de um problema que não podemos deixar "atrás da porta", se realmente queremos solucioná-lo. Um problema para ser encarado de frente.

O grande goleiro da Seleção Brasileira, de repente, no final de uma vitória fácil, fica abobado e "engole" três "frangos" seguidos! Uma zebra sem tamanho no teste da Loteria Esportiva! O que seria aquilo? De algum modo, alguém deve ter inventado um jeito de manipular os resultados para ganhar uma fortuna sozinho. 


De férias no litoral, os meninos vão de lancha para uma ilha deserta, e Eloís aproveita para fotografa-la, pensando num concurso. Mas, quando vão dar um mergulho, a máquina fotográfica desaparece. Felizmente, o filme estava a salvo, fora da câmera. O garoto o revela no seu laboratório caseiro e descobre que uma das fotos mostra um homem cavando um buraco na suposta ilha deserta. Intrigados, os meninos começam a fazer suposições. Logo em seguida, Bel encontra o cadáver de um homem que se afogara; investigando, descobre que ele fora assassinado.


Durante uma emocionante prova de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, acontecem estranhos acidentes. Uma infinidade de batidas e confusões eletriza a imensa massa que se aglomerava desde a madrugada para não perder nenhuma ultrapassagem, nenhum lance sensacional e, é claro, para torcer pela vitória dos pilotos brasileiros. Mais uma aventura sensacional dos irmãos-encrenca!


Os rios estao morrendo transformados em lodaçais pelo despejo de esgotos e dejetos industriais. O equilibrio natural alterado faz aparecer estranhas e horripilantes mutações. Nos campos as plantações são destruidas por milhares de enormes ratazanas; nas cidades pombos aparecem devorados e decarnados....



Bombas destroem bancas de jornais e livrarias. Tuti, com poderes paranormais, prevendo a destruição do Palácio de Cristal, em Petrópolis, pede socorro aos irmãos Marco, Eloís e Isabel. Investigando, um grupo de naziterroristas ficam trancados no Museu Imperial com um estrangulador e sete intelectuais que querem roubar o museu. E nessa confusão é preciso desmascarar o Espectro e descobrir como é que Dom Pedro II entrou nessa história toda.


O computador da escola enlouquece, colocando em risco a vida de todos... Um cientista trabalhava em uma misteriosa fórmula quando morreu. Em um envelope lacrado, deixou esse segredo para ser entregue a seu filho Til. O menino, agora um rapaz, tornou-se assim o único a conhecer aquela fórmula secreta, que poderia dar, a quem a possuísse, um poder incalculável. Tornou-se também o alvo principal de um ex-discípulo de seu pai, que queria a fórmula de qualquer modo...


Os irmãos Isabel, Marco e Eloís, acompanhados da amiga Tuti, partem em uma viagem de carro pelo sul do país. Em Curitiba, conhecem um casal e sua filha Nina, com quem seguem viagem. Ao chegar a Vila Velha, Nina desaparece. Os amigos, então, iniciam uma investigação e saem à sua procura. O que teria acontecido com a garota? 

Os Karas
Mais uma turminha de adolescentes que adoram desvendar mistérios e colocar criminosos atrás das grades. Os Karas, são:
 Miguel:  foi ele quem decidiu certo dia reunir um grupo de amigos, e por brincadeira, fundar um grupo secreto no colégio onde é presidente do Grêmio Estudantil. É Miguel quem lidera os amigos, e define o próximo passo a ser dado por cada um dos Karas.
 Crânio:  como o próprio apelido sugere, Crânio é o geninho da turma. Calado e pensantivo, está sempre pelos cantos com uma gaitinha que o ajuda a solucionar mistérios e códigos, nos quais é especialista. Assim como Calú, é apaixonado pela menina dos Karas.
 Calú:  é o ator dos Karas. Especialista em disfarces e maquilagem, é ele quem prepara os amigos na hora de buscar pistas para mais um caso. Extremamente extrovertido e brincalhão, está sempre de bom-humor, dando ânimo aos Karas na hora de agir. Apesar de ser o garoto mais bonito do Colégio Elite, seu coração balança mesmo é diante de Magrí. 
 Magri:  até o último livro, Magrí (que recebeu esse apelido por ser “magrinha”) é quem dá a contribuição feminina para o grupo secreto. Talvez por isso tenha tanto amor pelos amigos e seu coração esteja dividido entre três dos Karas, especialmente por um deles.  Apesar do jeitinho delicado e meigo, se é preciso salvar um dos amigos ou entrar em ação, Magrí vira uma verdadeira "gata", perigosa e pronta pra tudo.
 Chumbinho:  afixionado por video-games e computadores, Chumbinho sente de longe o cheiro de novas aventuras. Foi justamente isso o que fez Chumbinho descobrir o grupo secreto que atuava no Colégio Elite. Mas ele não era só um menino mimado como os outros supunham: provou ser um verdadeiro Kara com sua esperteza e valentia, conquistando seus melhores amigos.
 Peggy:  a filha do presidente dos Estados Unidos, Peggy MacDermott, nunca iria imaginar o que encontraria aqui no Brasil: aventura, ameça de seqüestro, e... os Karas. Alguns resistiram, mas Peggy provou o seu espírito de Kara e se tornou a última integrante da turma. Enfrentou muitos perigos, mas no fim ainda saiu vitoriosa: ganhou também o coração de um dos companheiros.  


O livro que iniciou a série com os Karas. Uma turma de adolescentes enfrenta o mais diabólico dos crimes! Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes - os Karas - enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo. Este é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!

O crime organizado ronda o Pantanal! Miguel, Crânio, Calu, Magrí e Chumbinho envolvem-se com o crime organizado que está agindo no Pantanal de Mato Grosso, liderado pelo misterioso e implacável Ente. Em um enredo fascinante, repleto de suspense do começo ao fim, discute-se a dramática destruição dos jacarés, dos índios e da natureza em um dos últimos lugares do mundo que ainda poderia ser chamado de Paraíso Terrestre. Crânio, o geninho dos Karas, é quem terá de arrastar os amigos em sua mais perigosa missão!


Os Karas lutam contra o renascimento do nazismo e envolvem-se na investigação do assassinato de um grande ator de teatro. Mal sabiam eles que teriam de enfrentar o Anjo da Morte, um ex-oficial nazista culpado do massacre de milhares de pessoas em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.


O amor por Magrí significará o fim da turma dos Karas? Um cientista americano, que havia criado a cura para a praga do século, o mal que transforma o amor em morte, é sequestrado no Brasil. Magrí e Chumbinho tentam reunir a turma secreta dos Karas para investigar esse crime tão tremendo para a humanidade. Mas Miguel, Calu e Crânio, por não quererem disputar entre si o amor por Magrí, decidem terminar com os Karas! Para agravar a situação, o Doutor Q.I., o rei dos criminosos, foge da Penitenciária de Segurança Máxima! Magrí, a única menina da turma, é quem afronta todos os riscos para desvendar esta trama

Magrí é sequestrada no lugar da filha do presidente dos Estados Unidos! A filha do presidente americano é amiga de Magrí e vem para o Brasil participar de uma exibição de ginástica olímpica no Colégio Elite. Mas uma conspiração sinistra pretende sequestrá-la para que seu pai obedeça às vontades dos maiores tiranos da América! Os Karas têm apenas seis horas para agir... E desta vez a ação está nas mãos de Chumbinho, o menor deles, mas também o mais valente!


2 comentários:

  1. Meu deus eu provavelmente nem vou ser respondida, mas quando comecei a fuçar esse blog fiquei simplesmente enlouquecida com a quantidade de livros que recordaram o início da minha adolescência!! Muitos dos quais eu inclusive possuo, maravilhoso tá de parabéns *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais, que bom receber seu depoimento e saber que assim como eu, mais pessoas sentiram a mesma emoção ao ler alguns dos livros que citei. Também ainda tenho meus exemplares que guardo com muito carinho e, confesso, um pouco de ciúmes também, rrssss. O blog anda "esquecidinho" por total falta de tempo para me dedicar a ele como gostaria, mas fico feliz que ainda tenha sido útil a você. Abraço e obrigada pela presença. E se tiver conta no Skoob me adiciona https://www.skoob.com.br/usuario/36909-andrea

      Excluir