10 de junho de 2010

Um pouco de Terror não faz a ninguém

Terror é um gênero que sempre me atraiu, mesmo quando criança e depois morria de medo. Já estou bem grandinha mas ainda adoro uma boa estória que me desperte medo. O cinema sempre produziu muitos filmes de terror, mas como livro é imaginação, e o medo é fruto da nossa imaginação, um bom livro de terror é capaz de nos fazer sentir arrepios. O mestre do terror na atualidade é Stephen King, mas quem gosta do gênero não pode deixar de ler dois autores fantásticos na arte de criar o inacreditável, são eles Edgar Alan Poe (considerado o pioneiro no gênero), de quem já falei aqui e H.P.Lovecraft  sobre quem pretendo postar um capítulo à parte. Mas existem muitos outros bons autores do gênero. Aqui vão algumas dicas de bons livros ou contos de terror que já li.


O Exorcista é um clássico do cinema de terror adaptado da obra do escritor norte-americo William Peter Blatty. A estória pode ser ainda mais aterrorizante quando lido pois a nossa mente é quem cria toda a tensão e o terror. No filme esse terror é físico, nos impressiona realmente, já no livro é um terror psicológico, é como se estivessemos lá, participando, e não como meros espetadores. Sem falar que algumas passagens são suprimidas no cimema ou apenas há uma pequena citação, como o ritual da "missa negra "descrito  em detalhes no livro que, por motivos obvios, no filme foi apenas representado por uma rápida imagem de vandalismo.


A sentinela do escritor norte-americo Jeffrey Konvitz também foi adaptado para o cinema com o título de A Sentinela dos Malditos. O livro conta a estória de uma modelo que é precionada pelo namorado advogada a se casar, porém ela decide que precisa ter no momento um espaço só seu e assim aluga um apartamento, onde no último andar mora um padre cego, que tem uma vida totalmente reclusa. No novo lar tem dificuldades para dormir, por causa de flashbacks da sua tentativa de suicídio e do pai que falecera ressentimente, com quem tinha uma relação conturbada. As coisas se complicam quando ela descobre que todos os moradores do prédio com quem fez amizade, já  faleceram. 

2 comentários:

  1. Olá. Tens o livro ainda?

    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim tenhais os livros, eles fazem parte da minha biblioteca particular.

      Excluir