6 de junho de 2010

Detetives de todos os tempos - 4ª Parte

Auguste Dupin
Criado por Edgar Allan Poe é considerado o primeiro detetive a trabalhar  com o raciocínio para desvendar um crime, sendo  assim, o precursor dos detetives da literatura, incluindo Sherlock Holmes, sem dúvida o mais famoso. Dupin aparece pela primeira vez no livro Os Assassinatos da Rua Morgue.

Ele é um jovem de família ilustre que empobreceu e que sobrevive de uma pequena renda, tendo como único luxo, os livros. Leva o título de Chevalier, ou seja, ele é um Cavaleiro.  

Divide o aluguel de um quarto numa grotesca mansão no Fauburg St. Germain em Paris com um amigo próximo, um narrador anônimo de suas aventuras. Desse personagem anônimo nada se sabe, aparência física, idade, não tem sequer seu nome citado, sabe-se apenas que ele é um amigo fiel. O leitor acompanha a narrativa através de sua ótica (note a relação de Sherlock Holmes e Watson). Os dois tem em comum o temperamento melancólico, passam o dia confinados em casa lendo, escrevendo e debatendo as leituras e saem à noite em busca do alvoroço mental que conseguem só como observadores.

Dupin não é de fato um detetive profissional, suas motivações mudam ao longo das estórias. Ele investiga Os Assassinatos na Rua Morgue por diversão e para provar a inocência de um homem acusado injustamente, não aceitando recompensas. Em A Carta Roubada Dupin sai propositalmente em busca de recompensa.

Adoro o trecho inicial de Os Assassinatos na Rua Morgue em que Dupin demostra como "decifrou" o pensamento de seu amigo. Sabe quando a gente está conversando e de repente se pergunta: como foi que esse assunto começou mesmo? e vai fazendo uma retropectiva até chegar a origem? Pois é disso que estou falando.

Obras de Poe em que Dupin aparece:
  • Os Assassinatos da Rua Morgue (1841)
  • O Mistério de Marie Roget (1842)
  • A Carta Roubada (1844)

Um comentário:

  1. Andréa realmente lembra e muito ao Sherlock Holmes, até então não conhecia esse personagem, mas me interessei, esse tipo de çeitura coloca a imaginação p/ trabalhar!
    Excelente Post do seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir