1 de junho de 2010

Estórias de detetive para crianças


Além dos Irmãos Encrenca, Stella Carr também criou uma turminha de  detetives para a criançada a partir dos 8 ou 9 anos. Na Série Calafrio da Editora Scipone, encontramos as aventuras de Gargalo, Espirro, Carrapicho e Agulha. Cada um da turma tem um apelido muito próprio: Gargalo é uma menina sempre pronta a devorar qualquer coisa, inventa os sanduíches mais enusitados; Espirro  é o crânio da turma, ganhou esse apelido pois tem um nariz que sempre dá sinal quando alguma coisa está errada; Carrapicho ganhou esse apelido nos tempo da mamadeira e até hoje é difícil tirar alguma coisa dele e  Agulha, irmã de Carrapicho, é a voadinha da turma, vive esquecendo tudo, mas é uma garota cheia de imaginação. Sempre se metendo em confusões, essa turminha é diversão garantida para quem gosta de mistério, mesmo em livros infantis.


A turma resolve entrar em uma casa abandonada após verem luzes se movendo durante a noite. Quem será Coronel e espírito, terá mesmo uma bruxa morando no velho casarão? Depois de muita confusão e calafrios, desvendam o mistério.


O dente de Tiradentes foi roubado. Espirro e sua turma resolvem desvendar o mistério e descobrem que outras relíquias históricas também tiveram o mesmo destino. Com coragem e esperteza, seguem várias pistas e armam a maior confusão. Trata-se de uma aventura que convida ao uso de lógica e dedução para desvendar pistas.



Espirro ficou resfriado e vermelho feito um tomate. A turma resolveu investigar as causas da sua estranha doença depois que perceberam que todos que usaram ou consumiram alguma coisa vermelha da "Loja  Pimenta" também ficaram doentes. Com a ajuda de Cabeça-de-Ferro, o melhor aluno de química do colégio, descobrem uma trama muito perigosa.

De férias em uma praia quase deserta, a turminha se depara com um denso nevoeiro que cobre toda uma ilha. Alguns fatos estranhos despertaram a curiosidade da turma de Espirro e decidem investigar o mistério.



Espirro e sua turma se preparam para viver mais uma aventura: salvar um rio. Para isso, eles recebem a ajuda de uma estranha personagem, de quem escutam apenas os soluços.


Os alunos fazem uma excursão com os professores a uma fazenda antiga no interior de São Paulo. Lá descobrem que o dono e o capataz maltratam a família dos empregados e obrigam as crianças a trabalhar. Espirro e sua turma ficam chocados e decidem investigar. Depois de muitas aventuras e viagens no tempo, desvendam um mistério que teve início na época da escravidão.

A turma de Espirro envolve-se em mais uma aventura genial. A classe toda, guiada pelo professor Ganymedes, parte para um passeio em uma caverna no sul do estado de São Paulo, onde tudo acontece.  


Esta aventura da turma de Espirro começa com o massacre de uma aldeia ianomâmi, em Roraima, da qual resta apenas uma testemunha; Curumim. O indiozinho passa a ser perseguido e a turma estabelece correspondência com estudantes de todo o Brasil para ajudá-lo e salvar sua vida.

2 comentários:

  1. Li Arrepiando a pele há muitos anos atrás, que saudade que me deu . Quero ler todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara realmente as aventuras dessa turminha dava arrepios, claro que quando se tem a idade certa, mas mesmo para quem já tem bagagem ainda podem valer a diversão.

      Excluir